quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Minuto Otaku #4 – Como é no Japão! - Sistema Educacional

Yooo mina! Estou aqui di novo bom vou postar hoje para vcs como é lá no japão não sei se perceberam mas todo dia mudo um pouco. Pq lá na minha pagina Minuto Otaku tem uma agenda hehe! ^^ Tbm tenho que apresentar nosso novo amigo aqui no blog ele ainda está sem sua pagina criada pq a nossa chefe(BOSS) deu uma sumidinha a vicky mas curtam bastante a parte de games tbm com o Willian!^^
Bom vamos começa a parte séria.
                                      
                                            Vamos começar com o Primario!
Escolas japonesas consiste em 6 anos de "shougakkou"Primario (de 7 a 12 anos de idade).

                                                            Ginasial
 3 Anos de "chuugakkou"Ginasial(de 13 a 15 anos de idade).

                                                              Colegial
E 3 anos de "koukou"(de 16 a 18 anos).

Os termos foram adaptados para o antigo sistema educacional brasileiro por ele ser dividido em 3 partes bem distintas, como o sistema educacional no Japão, já que essas três etapas da vida escolar servem de referência etária e cultural no cotidiano japonês.
Bom mas algumas coisas!


Nos dias de semana, as aulas normalmente começam às 8:30 da manhã e terminam às 3:50 da tarde. No primário, as aulas duram 45 minutos, com uma pausa de 10 minutos entre uma aula e outra. A partir do ginásio, as aulas duram 50 minutos. Os alunos vão à escola aos sábados duas vezes por mês, das 8:30 da manhã ao meio dia e meio. Oficialmente há 35 semanas de aula por ano.
Há 9 matérias regulares no ensino básico japonês: língua japonesa, estudos sociais, matemática, ciência, estudos ambientais, música, arte e artesanato, conhecimentos domésticos e educação física.


Sistema de Exames:

Ao mudar de instituição escolar, os alunos precisam prestar exames para entrar em escolas ginasiais, colégios e universidades. No caso de escolas públicas e de universidades, os alunos sempre têm de fazer exames de admissão.
Os juken, os exames de admissão das universidades ou vestibulares, são particularmente difíceis e são popularmente chamados de shiken jigoku (inferno de exames). Estudantes que são reprovados nos jukentornam-se rõnin, um termo antigamente usado para designar um samurai sem mestre ou patrão. Escolas preparatórias chamadasyoubikou (cursinho universitário) tem como único propósito preparar esses alunos para os exames de admissão.
Algumas escolas particulares oferecem ensino do jardim-de-infância à universidade. Nestes casos, os alunos terão somente que fazer um exame de admissão ou entrevista quando entrarem na escola. Isso é chamado de "sistema elevador", o que quer dizer que uma vez que a pessoa entre na instituição ela vai automaticamente para o próximo patamar, até graduar-se na universidade.

Curiosidades:
* Idade mínima obrigatória de estudo: 15 anos
* Começo do ano letivo: início de abril
* Fim do ano letivo: final de fevereiro ou início de março
* Férias: de primavera (março), de verão (meio de julho ao final de agosto) e de Ano Novo (final de dezembro ao início de janeiro)
* Universidades famosas: Universidade de Tóquio (Todai), Universidade de Kyoto (Kyodai), Universidade de Keio, Universidade de Waseda.

algumas coisas tem uma fonte 
Fonte:www.culturajaponesa.com.br


até amanhã então pessoal mas vou estar olhando o blog!

Um comentário:

  1. Yo, Leon. Nós do Dollars aceitamos a parceria, mas parece que vocês não :/
    Comofas/
    o/

    ResponderExcluir